15 de agosto de 2013

Nutrição responsável


Hoje, em homenagem ao Dia da Gestante, convido vocês para uma (re)leitura, desta matéria que já esteve presente em um antigo blog que tinha a minha colaboração!

A alimentação saudável durante todo o período de gestação é essencial não só para a manutenção da saúde da mãe e o perfeito desenvolvimento do bebê, mas também tem um papel importante na formação dos hábitos alimentares dos filhos após o nascimento.

Se a preocupação em melhorar a qualidade da alimentação acontecer durante o planejamento familiar, os efeitos serão ainda mais benéficos no futuro. Mulheres que recebem acompanhamento nutricional do período que antecede a gestação até o pós-parto, controlam melhor o peso e os possíveis desconfortos e evitam o surgimento de complicações durante a gravidez, geram filhos mais saudáveis, amamentam melhor e terão conhecimento suficiente para modular o comportamento alimentar de seus filhos na fase de introdução de novos alimentos.

Os pais devem se tornar parceiros de suas esposas nesse processo. Durante a amamentação exclusiva no peito, o bebê adquire contato e cumplicidade com a mãe e passa a identificar mais tarde, as sensações de fome e saciedade. No período de desmame e introdução de novos alimentos, o bebê vira um incrível observador e tanto a mãe como o pai e outras pessoas que convivem com ele tornam-se modelos de comportamento, principalmente alimentar.

O simples fato de observar que frutas e hortaliças participam naturalmente da alimentação das pessoas da casa, faz com que a introdução desses alimentos seja mais facilitada durante o desmame. A convivência com alimentos saudáveis desde cedo, tanto em forma de figuras, brinquedos, como em sua forma natural, desperta a curiosidade e aos poucos a alimentação vira uma gostosa aventura pela descoberta de novas texturas, cores e sabores.

Visto que o desenvolvimento de doenças como obesidade, hipertensão, dislipidemias e diabetes acomete um número cada vez maior de crianças e jovens, é imprescindível direcionarmos nossos cuidados para a formação de novas gerações saudáveis e que aproveitem mais os recursos que temos hoje de consumir alimentos de qualidade superior e mais naturais.

Por isso, cuide de você e do seu corpo da melhor forma possível e com equilíbrio! Lembre-se que um dia você será responsável pela formação dos hábitos de seus filhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário